Fotógrafo, publicitário e produtor cultural, Sérgio Guerra nasceu em Recife, no ano de 1961. Morou no Rio de Janeiro, onde iniciou carreira nas áreas de cinema e fotografia. Em São Paulo, começou a sua trajetória na publicidade, até se estabelecer, em Salvador, nos anos 80. Após 10 anos trabalhando em diversas agências de propaganda baianas, em 1991, funda a Link Comunicação e Propaganda, da qual foi sócio-diretor por 13 anos, dedicando-se, em especial à comunicação governamental e ao marketing político. Em 1997, começou uma mudança gradual para Angola, a convite do governo angolano, para desenvolver um programa de comunicação para o país. Em 2000, funda a Maianga Produções Culturais, em Salvador, empresa que atua em segmentos diversos do mercado cultural, produzindo espetáculos, livros, discos e vídeos. Em 2001, foi eleito Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas Bahia. Em 2003, a Maianga aporta também na capital de Angola, consolidando o intercâmbio cultural que Sérgio Guerra tem procurado promover entre os dois países. Presidente da M’Link de Angola, em suas constantes viagens pelo país africano fotografou todas as províncias angolanas ainda em tempos de Guerra. Autor de um acervo de aproximadamente 120 mil fotos espalhadas mundo afora, entre painéis e publicações de outros autores, Sérgio Guerra já publicou sete livros que retratam o povo e as belezas de Angola e realizou grandes exposições fotográficas no Brasil, África e Europa. Em abril de 2012, Sérgio Guerra recebeu o título de Cidadão Baiano, como reconhecimento aos serviços prestados à Bahia.
1977 - Primeiros contatos com o laboratório fotográfico de Ricardo Vilas Boas, São Paulo, SP.
1978 - Assistente de laboratório e fotógrafo free lancer na Tribuna da Bahia, Salvador, BA.
1979 - Colabora com fotos e textos para o jornal Inimigo do Rei. Nasce sua primeira filha, Imira, com Ângela Requião.
1980 - Assistente de fotografia no estúdio de Roberto Cheferrino. Lança a revista A Paranga, com André Luiz dos Santos. Estágio em fotografia para cinema com André Faria, Rio de Janeiro, RJ. Padeiro e perfumista, Salvador, BA.
1981 - Assistente de laboratório, na agência Propeg. Fotógrafo free lancer, Salvador, Ba.
1982 - Nasce João, seu segundo filho, com Ângela Requião. Laboratorista na agência D&E. Criação, fotografia e militância nas campanhas políticas de Sérgio Santana, Paulo Fábio, Sérgio Passarinho, Emerson Palmeira e Marcelo Cordeiro, Salvador, BA.
1983 - Produtor gráfico da agência D&E, Salvador, BA.
1984 - Produtor do filme A Lenda do Pai Inácio, de Pola Ribeiro, Lençóis, BA.
1985 - Produtor do Jornal da Pituba, com José Roberto Berni, Salvador, BA. Criação e produção da campanha política de Luiz Caetano à Prefeitura de Camaçari, BA.
1986 - Produção e criação do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Camaçari, BA. Produção gráfica da campanha política de Waldir Pires ao Governo da Bahia, Salvador, BA.
1987 - Representante gráfico das empresas Lidergraf, MWBarroso, Eros fotolito, LM merchandising e Policron.
1988 - Produtor gráfico da agência D&E. Atua na campanha política de Virgildásio Senna à Prefeitura de Salvador, BA.
1989 - Fotografia, criação, produção e comercialização do produto Titãs. Consultoria de imagem para clientes privados.
1990 - Criação e produção gráfica das campanhas políticas de Luiz Pedro Irújo ao Governo da Bahia, João Alves ao Governo de Sergipe e Renato Archer para Deputado Federal pelo Maranhão.
1991 - Monta a agência Zellig. Associa-se à Link Comunicação e Propaganda. Salvador, BA.
1992 - Criação, produção e atendimento em campanhas políticas de Marcos Medrado à Prefeitura de Salvador e Geraldo Simões à Prefeitura de Itabuna, BA.
1993 - Sócio Presidente da Link Comunicação e Propaganda. Salvador, BA.
1994 - Participa da campanha de Jaques Wagner para Deputado Federal e de Zezéu Ribeiro ao Senado Federal. Torna-se paraquedista. Salvador, BA.
1996 - Nasce Maria, sua terceira filha, com Valéria Silveira. Coordena as campanhas de Guilherme Menezes para a Prefeitura de Vitória da Conquista, BA, Renato Costa para a Prefeitura de Itabuna, BA e Ismael Silva para a Prefeitura de Aracajú, SE.
1997 - Inicia o processo gradual para Luanda, Angola.
1998 - Criação e coordenação da Campanha do PMDB para Geddel Vieira Lima e Pedro Irújo. Salvador, BA.
1999 - À frente da Link, conquista da conta publicitária do Ministério dos Transportes. Em Angola, começa a atender a conta do Inapem - Instituto Nacional de Apoio à Pequena Empresa. Cria o Programa Nação Coragem, para veiculação na Televisão Pública de Angola. Viaja o país com as forças armadas angolanas, fotografando e documentando o desenrolar da guerra em todas as províncias do país. Lança seu primeiro livro fotográfico Álbum de Família.
2000 - Funda a Maianga Produções Culturais em Salvador.
2001 - Nasce Pedro, seu quarto filho, com Alessandra Augusta. Recebe o título de Publicitário do Ano. Lança seu segundo livro fotográfico Duas ou Três Coisas que eu vi em Angola. Realiza exposição fotográfica As muitas Faces de Angola em Brasília, Salvador e São Paulo. Funda a Libertas Associaçao pelos Direitos dos Tabagistas.
2002 - Com o programa Nação Coragem dirige e coordena reencontro das famílias separadas com a guerra, em Angola. Produz os CDs Do cóccix até o pescoço, de Elza Soares, Combatente, do Stereo Maracanã, Jussara, de Jussara Silveira, Eu choro assim, de Joatan Nascimento e Larálibus escumálicus cjolélibus, de Tuzé de Abreu.
2003 - Funda a Maianga Produções Culturais em Angola. Lança seu terceiro livro fotográfico Nação Coragem. Realiza a exposição Nação Coragem, em São Paulo. Produz Quintal do Semba, o primeiro DVD gravado em Angola. Através do programa Naçao Coragem, começa a trabalhar numa grande campanha de mobilizaçao sobre o SIDA(AIDS), com depoimentos dos primeiros portadores a assumirem publicamente a condição de seropositividade. Funda o Capes - Centro Angolano de Pesquisas e Estudos Sociais para trabalhar com pesquisas e assessoria de comunicação.
2004 - Lança seu quarto livro fotográfico, Parangolá. Começa sua incursão pelo cinema com o curta metragem Uma História. Funda a FTC - empresa que detém os direitos de comercialização da Globo Internacional, em Angola.
2005 - Casa-se com Alessandra Silvestre Guerra. Lança o CD/DVD Vivo do angolano Paulo Flores.
2006 - Lança seu quinto livro fotográfico, Lá e Cá , combinando fotografias feitas em Luanda e Salvador e realiza uma grande mostra acontecida nas dependências da Feira de São Joaquim em parceria com os feirantes, Salvador, BA. Em Angola, cria e dirige o Programa Angola em Movimento, em substituição ao programa Nação Coragem.
2007 - Lança seu sexto livro fotográfico, Salvador Negro Amor e realiza a exposição do mesmo nome, a maior já realizada a céu aberto no mundo, com mais de 10 mil m² de painéis expostos em toda a cidade de Salvador, BA, com fotos da população negra da periferia da cidade.
2008 - Realiza a exposição Nação Coragem em Harare, Zimbabwe, no HIFA-Harare International Festival Arts. Em Angola, participa da coordenação da campanha para as eleições legislativas do MPLA, juntamente com a Propeg. Cria a Fundação Negro Amor, que hoje apóia vários projetos sociais em Salvador, BA.
2009 - Inicia um trabalho fotográfico junto às populações Hereras, no sudoeste de Angola. Realiza a exposição Mwangole, em Salvador e Recife. Começa a captação do longa documentário sobre os Hereros.